Durante a fase desenvolvimental correspondente à adultez emergente, um ambiente universitário altamente competitivo pode afetar os recursos pessoais, estratégias cognitivas e o funcionamento geral dos estudantes, o que, por sua vez, pode conduzir a mudanças no ajustamento psicossocial, a curto, médio e, até mesmo, longo prazo, que é essencial descrever.

Compreender as trajetórias de ajustamento dos jovens na transição para a faculdade, durante o percurso universitário e na passagem da faculdade para o mercado de trabalho pode ajudar a identificar momentos de acrescida vulnerabilidade, bem como períodos de resiliência, essenciais para o planeamento de ações promotoras da saúde mental dos estudantes.

 

A investigação científica é crucial, nomeadamente no apoio de reformas estruturais essenciais para o desenvolvimento da competitividade regional e para a inovação. Assumir uma posição de destaque num contexto globalizado e cada vez mais competitivo, torna-se, assim, um desafio. Os resultados obtidos com o presente estudo ajudarão:

 

  • A esclarecer a relevância da competição como uma ferramenta útil nas práticas educativas universitárias e não exclusivamente uma força destrutiva que deve ser eliminada;
  • Na proposta de estratégias inovadoras de ensino que levem em conta o fator competição, para a promoção de habilidades de comunicação e habilidades interpessoais, tão exigidas pelo mercado de trabalho;
  • A desenvolver e a melhorar os serviços universitários de apoio aos estudantes, nomeadamente através do planeamento de novas estratégias de triagem para a identificação de estudantes em risco de desenvolvimento de problemas de saúde e de desadaptação;
  • A reduzir a incidência e gravidade dos transtornos psicopatológicos e o abandono escolar, bem como a melhorar a saúde e o bem-estar dos estudantes, seu ajustamento e sucesso académico.

É fácil! Se tens mais de 18 anos, estás inscrito(a) numa licenciatura ou mestrado integrado, e queres contribuir com um pouco do teu tempo para este projeto, acede a este link e partilha a tua experiência.

Em atualização

Participação na 9th European IACCP

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Conference "From a Cross-Cultural Perspective: Conflict and Cooperation in Shaping the Future of Europe", que teve lugar em Warsaw, Poland, entre 16 e 19 de julho de 2017.ver mais

 

Ana Conde, docente no Departamento de Psicologia e Educação e investigadora do INPP - Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense, apresentou a comunicação "Experience of constructive and destructive competition among Brazilian immigrants living in Hungary" foi apresentada no simpósio Competitive encounters: different competitive attitudes and coping with winning and losing: do they mean the same for different social and cultural groups?, organizado pelo Institute of Cognitive Neuroscience and Psychology, Hungarian Academy of Sciences, reforçando, assim, as relações de investigação da universidade.

 

Contacte-nos através do email:HealthAndCompetition@upt.pt

 

 

 

 

 

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