Notícias
Programa 'Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017'
23 janeiro 2018
No âmbito do programa 'Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017' promovido pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o IJP/REMIT/INPP aceitam manifestações de interesse, enquanto instituição de acolhimento, até dia 4 de fevereiro de 2018 O IJP/REMIT/INPP, no âmbito do programa 'Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017' promovido pela Fundação de Ciência e Tecnologia, aceitam manifestações de interesse, enquanto instituição de acolhimento, de investigadores nos domínios de Direito, Relações Internacionais, Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Informática, Turismo, Património, Estudos do Território, Psicologia e Ciências da Educação, tendo em atenção os objetivos de pesquisa e atividades dos Grupos de Investigação da respetiva Unidade de Investigação.
As manifestações de interesse deverão ser submetidas, até dia 4 de fevereiro de 2018, por e-mail, acompanhadas da seguinte documentação redigida em inglês:
- Curriculum Vitae;
- Resumo do percurso científico e curricular e principais atividades e resultados obtidos nos últimos 5 anos (máximo 5.000 caracteres);
- Plano de Investigação a desenvolver, tendo em atenção os termos de referência do Concurso FCT (máximo 5000 caracteres);
- Um exemplar de duas publicações mais relevantes (em pdf);
- Carta de Motivação;
- Duas cartas de recomendação;
- Indicação do nível ao qual se candidata (júnior, auxiliar, principal, coordenador).
O e-mail de candidatura deverá incluir no assunto 'Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017' e ser enviado para
IJP - ijp@upt.pt
REMIT - info.remit@upt.pt
INPP - inpp@upt.pt
A decisão em acolher os candidatos ao Concurso será comunicada, por e-mail, até ao dia 8 de fevereiro.
Informações detalhadas sobre o Concurso poderão ser consultadas em: http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/empregocientifico/ci_dez2017
III Congresso da ordem dos Psicólogos Portugueses
28 de setembro a 1 de novembro de 2016
Nos dias 28 de Setembro e 1 de Outubro de 2016, irá realizar-se na Alfândega do Porto aquele que será um dos momentos mais importantes na construção da Psicologia em Portugal, o Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Este Congresso é o mais conceituado evento do género em Portugal. Este ano, o INPP terá uma forte presença neste evento, evidenciada através de comunicações livres, simpósios convidados e simpósios propostos.
Recentemente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses divulgou os nomes dos psicólogos e outros profissionais de referência, convidados para participar ou moderar as tertúlias e simpósios. Enrique Vázquez-Justo, Diretor de Investigação do INPP, é um dos 27 psicólogos de referências eleitos pela Ordem. Neste sentido, o INPP, através do seu Diretor de Investigação, beneficiará de um simpósio onde serão apresentadas comunicações dos seus investigadores internacionais. As investigadoras do INPP Cristina Costa Lobo e Ana Albertina Conde são representantes da UPT/INPP na Comissão Científica do Evento
Também através de comunicações já aceites pela Comissão Científica do evento, o INPP estará presente, com elevada qualidade, neste Congresso. Os investigadores Enrique Vázquez-Justo, Cristina Costa Lobo e Ana Micaela Medeiros e as estagiárias de investigação Renata Rocha e Mafalda Sousa apresentarão os resultados dos projetos em curso no INPP, através das seguintes comunicações:
- “Cérebro e sobredotação” – Ana Micaela medeiros, Cristina Costa Lobo & Enrique Vázquez-Justo (Comunicação);
- “(In)dependência da inteligência e do potencial de criatividade? – relato de investigação” – Renata Rocha, Daniela Costa Coimbra, Enrique Vázquez-Justo, Ana Micaela Medeiros, Leandro de Almeida & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
- “Contributos da aplicação das baterias EPoC e ECCOs em crianças do ensino básico português” – Mafalda Sousa, Ana Micaela Medeiros, Enrique Vázquez-Justo, Leandro de Almeida & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
-
“Proposta de avaliação e reabilitação neuropsicológica na obesidade” – Filipa Menano & Enrique Vázquez-Justo (Comunicação). Igualmente foram aceites outras comunicações de coautoria de Cristina Costa Lobo:
- “SEP24h – Serviço de Emergência Psicológica 24h” - Lima, Miguel Ricou, Silvério & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
- “Impacto do suporte social na motivação académica de estudantes universitários” - Patrícia da Silva, Alexandra Ribeiro, Stéphanie Silva & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
- “Autoeficácia e adaptação académica: Contributos para a promoção do ajustamento psicológico” – Sílvia Cordeiro & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
- “Identidade da Psicologia” – Miguel Ricou, Sílvia Cordeiro, Esteves, Almeida & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
- “Ensino da Psicologia” – Sílvia Cordeiro, Rodrigues, Ana Daniela Silva, Maria do Céu Taveira, Oliveira, Marques & Cristina Costa Lobo (Comunicação);
- “Adaptação e validação da bateria EPoC: Estudos iniciais com adolescentes portugueses” – Leandro de Almeida & Cristina Costa Lobo (Comunicação integrada no Simpósio intitulado: “Novos instrumentos de avaliação cognitiva”).
Reunião de trabalho do projeto “Qualidade no Ensino Superior”
28 de julho de 2016
Os investigadores do INPP Cristina Costa Lobo, Natacha de Jesus Silva, José Caramelo Gomes e Ana Micaela Medeiros, formam a equipa de investigação do projeto do intitulado “Qualidade no Ensino Superior”. No dia 28 de julho de 2016, realizou-se uma importante reunião de trabalho deste projeto.
“Qualidade no Ensino superior”, trata de um projeto de pós doutoramento de Natacha de Jesus Silva, orientado por José Caramelo Gomes e coorientado por Cristina Costa Lobo, cujo 1º momento de apresentação pública de resultados está já planificado para Novembro, no IV Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de Salud, no Simpósio intitulado “Proyectos promotores del desarrollo de prácticas de aprendizaje en Educación Superior”, em Almeria.
IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
21 a 23 de julho de 2016
As investigadoras do INPP, Cristina Costa Lobo e Ana Micaela Medeiros, juntamente com a estagiária de investigação do INPP, Renata Rocha, marcaram presença e apresentaram as suas comunicações no IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”.
Cristina Costa Lobo foi autora/coautora das seguintes comunicações: “Contributos para o estudo da relação entre bem-estar psicológico e ajustamento académico” e “Adaptação e validação da Bateria EPoC junto de estudantes da população portuguesa” (esta comunicação também em coautoria com a estagiária de investigação do INPP, Renata Rocha).
Reunião de trabalho / Formação EPoC
16 de julho de 2016
A investigadora do INPP, Cristina Costa Lobo, investigadora coordenadora do projeto EPoC, promoveu uma reunião de trabalho / formação com toda a equipa inicial que realizou formação sobre esta bateria que avalia o potencial criativo, com o objetivos de clarificar a amostra para recolha de dados, analisar as condições de aplicação da EPoC, sinalizar exemplos de cotações e o levantamento de material para a recolha de dados.
3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
14 A 15 de julho de 2016
A investigadora do INPP, Cristina Costa Lobo, marcou presença no 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
Encontro Ciência 2016
4 a 6 de julho de 2016
O diretor do INPP, Enrique Vázquez-Justo, o diretor do IJP e Vice-Reitor da Universidade Portucalense, José Caramelo Gomes, e os investigadores Miguel Perez-García e Tomaz Kerestes marcaram presença e apresentaram as suas comunicações no Encontro Ciência 2016.
4th International Congress of Educational Sciences and Development – Santiago de Compostela
23 a 26 de junho de 2016
As investigadoras INPP, Cristina Costa Lobo e Ana Micaela Medeiros, marcaram presença no 4th International Congress of Educational Sciences and Development, em Santiago de Compostela. Cristina Costa Lobo, coordenou o simpósio “Ação e criatividade em crianças e jovens do ensino básico”.
Por sua vez, Ana Micaela Medeiros, apresentou a comunicação intitulada “A ambiguidade e a falta de unanimidade em torno da sobredotação: perspetiva histórica” (com co-autoria de Cristina Costa Lobo e Filomena Ermida da Ponte). Cristina Costa Lobo, foi ainda co-autora da comunicação “Desempenho cognitivo e caraterização das crianças e adolescentes dos programas de enriquecimento da associação nacional para o estudo e intervenção na sobredotação (ANEIS)” (com co-autoria de Renata Rocha, Ana Isabel S. Almeida, Catarina Figueiredo, Leonor Moreira, Alberto Rocha, Daniela Costa Coimbra e Leandro S. Almeida).
Formação - Metodologias e projetos de Investigação
8 de junho de 2016
No dia 8 de Junho de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma formação sobre “Metodologias e projetos de Investigação”. Esta formação, que reuniu os investigadores internos do INPP revelou-se um importante momento de partilha.
José Caramelo Gomes, apresentou aos investigadores as políticas de Investigação, políticas de financiamento à investigação, políticas de internacionalização da investigação e estratégia de disseminação da UPTi. Seguiu-se, Enrique Vázquez-Justo, que falou sobre a estrutura e organização do INPP. Por sua vez, Natacha Jesus Silva, explicou aos procedimentos internos de garantia de qualidade na investigação. Ana Micaela Medeiros apresentou os métodos de organização de procedimentos internos. A formação terminou com Manuela Barreto Nunes a falar de estratégias de publicação.
I Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia – Bilbao
1 a 4 de junho de 2016
O diretor do INPP, Enrique Vázquez-Justo e os investigadores Fernando Maestú Unturbe, Esperanza Vergara-Moragues, Pila Martin-Lobo, Miguel Perez-García, Alfonso Caracuel, Sandra Santiago Ramajo e Gabriela del Castillo marcaram presença e apresentaram as suas comunicações no I Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia, em Bilbao, Espanha.
AULA ABERTA - As substâncias psicotrópicas na literatura do Século de Ouro
25 de maio de 2016
No dia 25 de maio de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, a Aula Aberta subordinada ao tema “As substâncias psicotrópicas na literatura do Século de Ouro”.
Francisco Lopéz Muñoz, investigador do INPP, diretor da escola de doutoramentos e docente da Universidad Camilo José Cela (Espanha) foi o orador convidado pelo INPP, destacou e consciencializou os presentes da importância da ética dos profissionais de saúde na prescrição de substâncias psicotrópicas.
AULA ABERTA - Os psicofármacos como ferramenta institucional de abuso de poder: o terceiro Reich dos nossos dias
24 de maio de 2016
No dia 24 de maio de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma Aula Aberta subordinada ao tema “Os psicofármacos como ferramenta institucional de abuso de poder: o terceiro Reich dos nossos dias”.
Francisco Lopéz Muñoz, investigador do INPP, diretor da escola de doutoramentos e docente da Universidad Camilo José Cela (Espanha), explicou, aos presente, como foi possível, através de um trabalho seu, contribuir para a suspensão da pena de morte no estado de Maimi e da Califórnia, nos EUA.
I Jornadas Científicas do INPP
24 de maio de 2016
No dia 24 de maio de 2016, decorreu, na Universidade Portucalense, as I Jornadas Científicas do INPP.
Nestas Jornadas, os investigadores do INPP falaram aos presentes, do projetos em curso em que estão envolvidos. A abertura das Jornadas foi realizada pelo Magnífico Reitor da Universidade Portucalense, Professor Doutor Alfredo Marques e pelo Diretor do INPP, Prof. Doutor Enrique Vázquez-Justo.
Num evento aberto à comunidade académica e não académica, a investigadora do INPP, Sara Fernandes, apresentou o projeto Impact of Executive Functions in Episodic Memory Tasks, in Individuals with High Cognitive Reserve and Low Cognitive Reserve. Por sua vez, o diretor do INPP, Enrique Vázquez-Justo apresentou o projeto Neuropsychological Processes in Educational Contexts e o projeto Cognitive Functioning of Oncological Patients: associated factors.
Posteriormente, a investigadora do INPP, Ana Teresa Ferreira, apresentou o projeto Healthy and creative organizations. Seguiu-se a investigadora, Ana raquel Aguiar, apresentou o projeto Mother Language Skills Training Program in Higher Education.
Em seguida, a investigadora Ana Albertina Conde apresentou o projeto Psychological adjustment and physiological changes during transition to parenthood. O projeto Interdisciplinary Projects for Lerarning, foi apresentado pela investigadora Sandra Fernandes. Seguidamente, o investigador Paulo Renato Jesus apresentou o projeto Theory and History of Psychology.
Quase a terminar, o investigador Francisco Lopéz Muñoz apresentou o projeto Neuropshychology and Psychopharmacology. Por fim, a investigadora Ana Micaela Medeiros apresentou o projeto Quality in Higher Education e o projeto Study and Analysis for the Improvement of Efficiency in Education. A mesma investigadora apresentou ainda, em representação da investigadora Cristina Costa Lobo, o projeto Evaluation of Potencial Creativity e o projeto ELearning na Metodologia de Investigação.
International Congress ANEIS 2016 – Coimbra
13 e 14 de maio de 2016
A investigadora INPP, Cristina Costa Lobo marcou presença no International Congress ANEIS 2016, em Coimbra.
Cristina Costa Lobo, apresentou 3 comunicações de que é autora ou co-autora, intituladas “Caracterização Sociodemográfica, Académica e Cognitiva das Crianças e Adolescentes dos Programas de Enriquecimento da ANEIS”; “Avaliação do Potencial Criativo: Estudos Preliminares de Adaptação e Validação da Bateria EPoC em Portugal”; “Serendipidade: Uma Variável Ponderada na Sobredotação”
Congresso Internacional de História da Psicologia
4, 5 e 6 de maio de 2016
Nos dias 04, 05 e 06 de Maio de 2016, decorreu, na Universidade Portucalense o Congresso Internacional de História da Psicologia.
O diretor do INPP e os investigadores, Ana Sílvia Albuquerque, Paulo Jesus, Ana Micaela Medeiros, Cristina Costa Lobo, Diana Vallescar, Isabel Miguel e Maria das Dores Formosinho foram oradores neste evento que contou com a presença de cerca de 150 participantes.
AULA ABERTA | Neurociência, educação e PHDA
14 de abril de 2016
No dia 14 de abril de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, a Aula Aberta subordinada ao tema “Neurociência, educação e PHDA”.
Esperanza Vergara-Moragues, docente da Universidad Internacional de la Rioja (Espanha) e investigadora do INPP, foi a oradora convidada pelo INPP onde destacou a importância da identificação precoce das alterações cognitivas associadas à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Mediante esta identificação precoce, é possível uma maior eficácia na intervenção e na melhoria dos tratamentos atuais.
A criação de novas estratégias e instrumentos de intervenção são também uma das prioridades dos investigadores do INPP, nesta Aula Aberta representados pela Professora Esperanza Vergara e pelo diretor do INPP, Prof. Doutor Enrique Vázquez-Justo.
AULA ABERTA | Neurociência, HIV e Toxicodependência
12 de abril de 2016
No dia 12 de abril de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma Aula Aberta subordinada ao tema “Neurociência, HIV e Toxicodependência”.
Esta aula, lecionada por Esperanza Vergara-Moragues, docente da Universidad Internacional de la Rioja (Espanha) e investigadora do INPP, teve como principais conclusões, a importância da detenção precoce das alterações cognitivas associadas à infeção por HIV e consumo de substâncias para uma melhor eficácia nos tratamentos atuais.
Congress Nuevas Perspectives en el Estudio de la Superdotación y el Talent – Múrcia
18 a 20 de fevereiro de 2016
A investigadora INPP, Cristina Costa Lobo marcou presença no Congress Nuevas Perspectives en el Estudio de la Superdotación y el Talent, em Múrcia. Cristina Costa Lobo, coordenou o simpósio “Cognição e criatividade: sua confluência na avaliação da sobredotação”. Apresentou 3 comunicações de que é autora ou co-autora, intituladas “Criatividade e raciocínio: contributos da EPoC e da ECCOs para a diferenciação dos construtos”; “Pensamento divergente e convergente em estudantes sobredotados: Impacto dos processos cognitivos e dos conteúdos das tarefas no desempenho cognitivo; “Validação da Bateria EPoC junto de uma população portuguesa de crianças e adolescentes”.
Formação – Financiamento de projetos e procedimentos de Investigação
13 de janeiro de 2016
No dia 13 de Janeiro de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma formação sobre “Financiamento de projetos e procedimentos de Investigação”.
Esta formação, que reuniu os investigadores internos do INPP revelou-se um importante momento de início efetivo de projetos de investigação.
Apresentação do INPP
7 de setembro de 2015
No dia 07 de Setembro de 2015 foi apresentado, na Universidade Portucalense, o Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (INPP).
O INPP foi criado, dando cumprimento às novas exigências legais estabelecidas pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Apresenta uma estrutura abrangente e diversificada, pretendendo dar visibilidade à investigação produzida na Universidade Portucalense e promovendo a sua divulgação.
Neste sentido, o INPP, integra atualmente mais de meia centena de investigadores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e tem estabelecidas parcerias com diversas unidades de investigação congéneres nacionais e estrangeiras. Instituto tem como objetivos gerais a investigação científica e a difusão do conhecimento no domínio das Neurociências e áreas conexas, bem como o ensino pós-graduado nas mesmas áreas. Com esta unidade de investigação, a Universidade Portucalense reforça a sua intervenção na investigação internacional.
Recorde-se que a universidade já possui o Instituto Jurídico Portucalense (IJP), considerado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, como “a melhor unidade de investigação, na área do Direito, na cidade do Porto e uma das melhores da região norte”. O IJP está integrado na elite mundial do Direito Comparado.