Notícias

III Congresso da ordem dos Psicólogos Portugueses

28 de setembro a 1 de novembro de 2016

Nos dias 28 de Setembro e 1 de Outubro de 2016, irá realizar-se na Alfândega do Porto aquele que será um dos momentos mais importantes na construção da Psicologia em Portugal, o Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Este Congresso é o mais conceituado evento do género em Portugal. Este ano, o INPP terá uma forte presença neste evento, evidenciada através de comunicações livres, simpósios convidados e simpósios propostos.

Recentemente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses divulgou os nomes dos psicólogos e outros profissionais de referência, convidados para participar ou moderar as tertúlias e simpósios. Enrique Vázquez-Justo, Diretor de Investigação do INPP, é um dos 27 psicólogos de referências eleitos pela Ordem. Neste sentido, o INPP, através do seu Diretor de Investigação, beneficiará de um simpósio onde serão apresentadas comunicações dos seus investigadores internacionais. As investigadoras do INPP Cristina Costa Lobo e Ana Albertina Conde são representantes da UPT/INPP na Comissão Científica do Evento

Também através de comunicações já aceites pela Comissão Científica do evento, o INPP estará presente, com elevada qualidade, neste Congresso. Os investigadores Enrique Vázquez-Justo, Cristina Costa Lobo e Ana Micaela Medeiros e as estagiárias de investigação Renata Rocha e Mafalda Sousa apresentarão os resultados dos projetos em curso no INPP, através das seguintes comunicações:

Reunião de trabalho do projeto “Qualidade no Ensino Superior”

28 de julho de 2016

Os investigadores do INPP Cristina Costa Lobo, Natacha de Jesus Silva, José Caramelo Gomes e Ana Micaela Medeiros, formam a equipa de investigação do projeto do intitulado “Qualidade no Ensino Superior”. No dia 28 de julho de 2016, realizou-se uma importante reunião de trabalho deste projeto.

“Qualidade no Ensino superior”, trata de um projeto de pós doutoramento de Natacha de Jesus Silva, orientado por José Caramelo Gomes e coorientado por Cristina Costa Lobo, cujo 1º momento de apresentação pública de resultados está já planificado para Novembro, no IV Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de Salud, no Simpósio intitulado “Proyectos promotores del desarrollo de prácticas de aprendizaje en Educación Superior”, em Almeria.

IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”

21 a 23 de julho de 2016

As investigadoras do INPP, Cristina Costa Lobo e Ana Micaela Medeiros, juntamente com a estagiária de investigação do INPP, Renata Rocha, marcaram presença e apresentaram as suas comunicações no IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”. 

Cristina Costa Lobo foi autora/coautora das seguintes comunicações: “Contributos para o estudo da relação entre bem-estar psicológico e ajustamento académico” e “Adaptação e validação da Bateria EPoC junto de estudantes da população portuguesa” (esta comunicação também em coautoria com a estagiária de investigação do INPP, Renata Rocha).

Reunião de trabalho / Formação EPoC

16 de julho de 2016

A investigadora do INPP, Cristina Costa Lobo, investigadora coordenadora do projeto EPoC, promoveu uma reunião de trabalho / formação com toda a equipa inicial que realizou formação sobre esta bateria que avalia o potencial criativo, com o objetivos de clarificar a amostra para recolha de dados, analisar as condições de aplicação da EPoC, sinalizar exemplos de cotações e o levantamento de material para a recolha de dados.

3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

14 A 15 de julho de 2016

A investigadora do INPP, Cristina Costa Lobo, marcou presença no 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.

 

Encontro Ciência 2016

4 a 6 de julho de 2016

 

O diretor do INPP, Enrique Vázquez-Justo, o diretor do IJP e Vice-Reitor da Universidade Portucalense, José Caramelo Gomes, e os investigadores Miguel Perez-García e Tomaz Kerestes marcaram presença e apresentaram as suas comunicações no Encontro Ciência 2016.

 

4th International Congress of Educational Sciences and Development – Santiago de Compostela

23 a 26 de junho de 2016

 

As investigadoras INPP, Cristina Costa Lobo e Ana Micaela Medeiros, marcaram presença no 4th International Congress of Educational Sciences and Development, em Santiago de Compostela. Cristina Costa Lobo, coordenou o simpósio “Ação e criatividade em crianças e jovens do ensino básico”.

Por sua vez, Ana Micaela Medeiros, apresentou a comunicação intitulada “A ambiguidade e a falta de unanimidade em torno da sobredotação: perspetiva histórica” (com co-autoria de Cristina Costa Lobo e Filomena Ermida da Ponte). Cristina Costa Lobo, foi ainda co-autora da comunicação “Desempenho cognitivo e caraterização das crianças e adolescentes dos programas de enriquecimento da associação nacional para o estudo e intervenção na sobredotação (ANEIS)” (com co-autoria de Renata Rocha, Ana Isabel S. Almeida, Catarina Figueiredo, Leonor Moreira, Alberto Rocha, Daniela Costa Coimbra e Leandro S. Almeida).

 

 

Formação - Metodologias e projetos de Investigação

8 de junho de 2016

No dia 8 de Junho de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma formação sobre “Metodologias e projetos de Investigação”. Esta formação, que reuniu os investigadores internos do INPP revelou-se um importante momento de partilha.

José Caramelo Gomes, apresentou aos investigadores as políticas de Investigação, políticas de financiamento à investigação, políticas de internacionalização da investigação e estratégia de disseminação da UPTi. Seguiu-se, Enrique Vázquez-Justo, que falou sobre a estrutura e organização do INPP. Por sua vez, Natacha Jesus Silva, explicou aos procedimentos internos de garantia de qualidade na investigação. Ana Micaela Medeiros apresentou os métodos de organização de procedimentos internos. A formação terminou com Manuela Barreto Nunes a falar de estratégias de publicação.

 

 

I Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia – Bilbao

1 a 4 de junho de 2016

O diretor do INPP, Enrique Vázquez-Justo e os investigadores Fernando Maestú Unturbe, Esperanza Vergara-Moragues, Pila Martin-Lobo, Miguel Perez-García, Alfonso Caracuel, Sandra Santiago Ramajo e Gabriela del Castillo marcaram presença e apresentaram as suas comunicações no I Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia, em Bilbao, Espanha.

 

 

 

AULA ABERTA - As substâncias psicotrópicas na literatura do Século de Ouro

25 de maio de 2016

No dia 25 de maio de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, a Aula Aberta subordinada ao tema “As substâncias psicotrópicas na literatura do Século de Ouro”.

Francisco Lopéz Muñoz, investigador do INPP, diretor da escola de doutoramentos e docente da Universidad Camilo José Cela (Espanha) foi o orador convidado pelo INPP, destacou e consciencializou os presentes da importância da ética dos profissionais de saúde na prescrição de substâncias psicotrópicas.

 

 

 

AULA ABERTA - Os psicofármacos como ferramenta institucional de abuso de poder: o terceiro Reich dos nossos dias

24 de maio de 2016

No dia 24 de maio de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma Aula Aberta subordinada ao tema “Os psicofármacos como ferramenta institucional de abuso de poder: o terceiro Reich dos nossos dias”.

Francisco Lopéz Muñoz, investigador do INPP, diretor da escola de doutoramentos e docente da Universidad Camilo José Cela (Espanha), explicou, aos presente, como foi possível, através de um trabalho seu, contribuir para a suspensão da pena de morte no estado de Maimi e da Califórnia, nos EUA.

 

 

I Jornadas Científicas do INPP

24 de maio de 2016

No dia 24 de maio de 2016, decorreu, na Universidade Portucalense, as I Jornadas Científicas do INPP.

Nestas Jornadas, os investigadores do INPP falaram aos presentes, do projetos em curso em que estão envolvidos. A abertura das Jornadas foi realizada pelo Magnífico Reitor da Universidade Portucalense, Professor Doutor Alfredo Marques e pelo Diretor do INPP, Prof. Doutor Enrique Vázquez-Justo.

Num evento aberto à comunidade académica e não académica, a investigadora do INPP, Sara Fernandes, apresentou o projeto Impact of Executive Functions in Episodic Memory Tasks, in Individuals with High Cognitive Reserve and Low Cognitive Reserve. Por sua vez, o diretor do INPP, Enrique Vázquez-Justo apresentou o projeto Neuropsychological Processes in Educational Contexts e o projeto Cognitive Functioning of Oncological Patients: associated factors.

Posteriormente, a investigadora do INPP, Ana Teresa Ferreira, apresentou o projeto Healthy and creative organizations. Seguiu-se a investigadora, Ana raquel Aguiar, apresentou o projeto Mother Language Skills Training Program in Higher Education.

Em seguida, a investigadora Ana Albertina Conde apresentou o projeto Psychological adjustment and physiological changes during transition to parenthood. O projeto Interdisciplinary Projects for Lerarning, foi apresentado pela investigadora Sandra Fernandes. Seguidamente, o investigador Paulo Renato Jesus apresentou o projeto Theory and History of Psychology.

Quase a terminar, o investigador Francisco Lopéz Muñoz apresentou o projeto Neuropshychology and Psychopharmacology. Por fim, a investigadora Ana Micaela Medeiros apresentou o projeto Quality in Higher Education e o projeto Study and Analysis for the Improvement of Efficiency in Education. A mesma investigadora apresentou ainda, em representação da investigadora Cristina Costa Lobo, o projeto Evaluation of Potencial Creativity e o projeto ELearning na Metodologia de Investigação.

 

 

International Congress ANEIS 2016 – Coimbra

13 e 14 de maio de 2016

A investigadora INPP, Cristina Costa Lobo marcou presença no International Congress ANEIS 2016, em Coimbra.

Cristina Costa Lobo, apresentou 3 comunicações de que é autora ou co-autora, intituladas “Caracterização Sociodemográfica, Académica e Cognitiva das Crianças e Adolescentes dos Programas de Enriquecimento da ANEIS”; “Avaliação do Potencial Criativo: Estudos Preliminares de Adaptação e Validação da Bateria EPoC em Portugal”; “Serendipidade: Uma Variável Ponderada na Sobredotação”

 

 

Congresso Internacional de História da Psicologia

4, 5 e 6 de maio de 2016

Nos dias 04, 05 e 06 de Maio de 2016, decorreu, na Universidade Portucalense o Congresso Internacional de História da Psicologia.

O diretor do INPP e os investigadores, Ana Sílvia Albuquerque, Paulo Jesus, Ana Micaela Medeiros, Cristina Costa Lobo, Diana Vallescar, Isabel Miguel e Maria das Dores Formosinho foram oradores neste evento que contou com a presença de cerca de 150 participantes.

 

 

AULA ABERTA | Neurociência, educação e PHDA

14 de abril de 2016

No dia 14 de abril de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, a Aula Aberta subordinada ao tema “Neurociência, educação e PHDA”.

Esperanza Vergara-Moragues, docente da Universidad Internacional de la Rioja (Espanha) e investigadora do INPP, foi a oradora convidada pelo INPP onde destacou a importância da identificação precoce das alterações cognitivas associadas à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Mediante esta identificação precoce, é possível uma maior eficácia na intervenção e na melhoria dos tratamentos atuais.

A criação de novas estratégias e instrumentos de intervenção são também uma das prioridades dos investigadores do INPP, nesta Aula Aberta representados pela Professora Esperanza Vergara e pelo diretor do INPP, Prof. Doutor Enrique Vázquez-Justo.

 

 

AULA ABERTA | Neurociência, HIV e Toxicodependência

12 de abril de 2016

 

No dia 12 de abril de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma Aula Aberta subordinada ao tema “Neurociência, HIV e Toxicodependência”.

Esta aula, lecionada por Esperanza Vergara-Moragues, docente da Universidad Internacional de la Rioja (Espanha) e investigadora do INPP, teve como principais conclusões, a importância da detenção precoce das alterações cognitivas associadas à infeção por HIV e consumo de substâncias para uma melhor eficácia nos tratamentos atuais.

 

 

Congress Nuevas Perspectives en el Estudio de la Superdotación y el Talent – Múrcia

18 a 20 de fevereiro de 2016

 

A investigadora INPP, Cristina Costa Lobo marcou presença no Congress Nuevas Perspectives en el Estudio de la Superdotación y el Talent, em Múrcia. Cristina Costa Lobo, coordenou o simpósio “Cognição e criatividade: sua confluência na avaliação da sobredotação”. Apresentou 3 comunicações de que é autora ou co-autora, intituladas “Criatividade e raciocínio: contributos da EPoC e da ECCOs para a diferenciação dos construtos”; “Pensamento divergente e convergente em alunos sobredotados: Impacto dos processos cognitivos e dos conteúdos das tarefas no desempenho cognitivo; “Validação da Bateria EPoC junto de uma população portuguesa de crianças e adolescentes”. 

 

 

Formação – Financiamento de projetos e procedimentos de Investigação

13 de janeiro de 2016

No dia 13 de Janeiro de 2016, realizou-se, na Universidade Portucalense, uma formação sobre “Financiamento de projetos e procedimentos de Investigação”.

Esta formação, que reuniu os investigadores internos do INPP revelou-se um importante momento de início efetivo de projetos de investigação.

 

 

Apresentação do INPP

7 de setembro de 2015

No dia 07 de Setembro de 2015 foi apresentado, na Universidade Portucalense, o Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (INPP).

O INPP foi criado, dando cumprimento às novas exigências legais estabelecidas pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Apresenta uma estrutura abrangente e diversificada, pretendendo dar visibilidade à investigação produzida na Universidade Portucalense e promovendo a sua divulgação.

Neste sentido, o INPP, integra atualmente mais de meia centena de investigadores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e tem estabelecidas parcerias com diversas unidades de investigação congéneres nacionais e estrangeiras. Instituto tem como objetivos gerais a investigação científica e a difusão do conhecimento no domínio das Neurociências e áreas conexas, bem como o ensino pós-graduado nas mesmas áreas. Com esta unidade de investigação, a Universidade Portucalense reforça a sua intervenção na investigação internacional.

Recorde-se que a universidade já possui o Instituto Jurídico Portucalense (IJP), considerado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, como “a melhor unidade de investigação, na área do Direito, na cidade do Porto e uma das melhores da região norte”. O IJP está integrado na elite mundial do Direito Comparado.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
research portovirtual research environment